Rio Grande - Sábado chuvoso. Mesmo assim, a Escola Estadual Brigadeiro Silva Paes, localizada no bairro Lar Gaúcho, encontrava-se lotada. Centenas de alunos trocaram o dia de folga em casa para estarem engajados em uma causa nobre. O motivo: uma mostra de meio ambiente. Nas paredes, diversos cartazes com informações e dicas de como se levar a vida sem danificar o local onde vivemos. A reciclagem e o reaproveitamento de materiais foram os pontos mais frisados pelos alunos.
Taís Dias tem 14 anos e cursa a 8ª série. Ela integrou um dos tantos grupos de trabalho. “É preciso mostrar que a poluição está terminando com nossas riquezas naturais. Se não levantarmos tal problema agora, não sobrará nada para as futuras gerações”, enfatizou.
Os trabalhos sobre meio ambiente foram apresentados após diversas discussões em sala de aula, quando os professores – cada um em sua disciplina – abordaram a temática de preservação.
A mostra ambiental da escola Silva Paes contou ainda com apresentações de dança, exposição de trabalhos além de integrar a comunidade escolar. E como era dia de vacinação contra a poliomielite, os pais que foram conferir as atrações da mostra ambiental aproveitaram para vacinar seus filhos menores.
(Por Mônica Caldeira,
Jornal Agora, 27/08/2007)