Teutônia - Os alunos da Escola Estadual Reynaldo Affonso Augustin, do Bairro Canabarro, apresentaram à Administração Municipal um projeto para colaborar com a preservação da natureza. A intenção é fazer a substituição gradativa das sacolas plásticas por recepientes ecologicamente corretos - as sacolas de pano reutilizáveis.
Segundo o professor Luís Galileu Tonelli, o projeto nasceu das inquietudes com relação aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade. "A missão como professores também é formar cidadãos conscientes e limpos. Resolvemos atacar um problema que gera 210 mil toneladas de lixo por ano no Brasil, as tão inúteis sacolas plásticas", explica Tonelli.
Os maiores incentivos para a produção desse trabalho foram as inúmeras propostas do gênero que surgem no país, há muito tempo praticadas em países mais desenvolvidos. "Há necessidade de cuidarmos de nossa nave espacial terra, já que em média 30% dos aterros sanitários são ocupados por sacolas plásticas que demoram de 400 a 500 anos para se decompor", adverte Márcia Dickel.
Os estudantes propõe distribuição ou troca de sacolas de pano por alimentos não-perecíveis, promoção de oficinas para ensinar a comunidade a confeccionar as sacolas reutilizáveis, divulgação nos meios de comunicação do município sobre a quantidade de resíduos plásticos produzidos pelas sacolas e suas conseqüências e promoções no comércio local para incentivar a substituição.
O objetivo da ação é unir escola, iniciativa privada e Administração em uma única força para ter uma grande abrangência na comunidade. "Tudo isso para buscar a conscientização e a produção de soluções palpáveis, que estejam ao alcance de todos", explicam os estudantes. "O indivíduo é importante para alcançarmos o todo, e parte da atitude de cada um refletirá no futuro de nosso planeta", acrescentam.
O encontro ocorreu semana passada, com a presença de estudantes, professores, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Elemar Böhmer, e da responsável pelo Departamento do Meio Ambiente, Márcia Dickel.
(
O Informativo do Vale, 27/08/2007)