Já está “sob controle” o incêndio no Parque Nacional de Brasília, que desde terça-feira (21) consumiu mais de 10 mil hectares de vegetação (cada hectare equivale aproximadamente a um campo de futebol). A informação é do coordenador do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Elmo Monteiro. Segundo ele, na tarde de sábado (25/08), às 16h, foi realizada uma reunião na administração do parque, na sede da Água Mineral, para definir os próximos passos de monitoramento do incêndio e para se evitar novos focos de fogo.
“O incêndio está sob controle. Estamos com equipes nos campos críticos apenas para monitorar alguns focos já debelados, pois com a baixa umidade do ar, que não chega aos 40 pontos, pode reacender o fogo. É necessário total vigilância, devido a seca e os ventos fortes. São dois fatores negativos permanentes, que nos colocará em alerta máximo até o final de outubro, quando chegam as chuvas. Estamos no auge da estiagem”, sublinhou o coordenador do Prevfogo, órgão vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Três helicópteros foram utilizados para reconhecimento dos focos de incêndio e para combater as chamas. Segundo Monteiro, cerca de 600 homens (500 do Corpo de Bombeiros e 100 das brigadas contra-incêndios) estão ainda na área do parque. “Vamos fazer essa reunião agora à tarde e definir um planejamento para até o final de outubro, e assim evitar novos incêndios”, frisou.
Na manhã de sábado, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva percorreu de helicóptero toda a área consumida pelo incêndio. Em seguida, ela conversou com os bombeiros e com a administração do parque “para ter detalhes sobre o controle do fogo”. “Foi uma visita de reconhecimento”, resumiu Monteiro.
(Por José Carlos Mattedi,
Agência Brasil, 25/08/2007)