O Centro de Informação Toxicológica-CIT/RS da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul deu continuidade neste domingo (26/08) ao seu programa de interiorização de ações de prevenção de acidentes tóxicos. Técnicos da instituição estarão em Estrela, no centro da cidade, participando do “Comunidade em Ação: você é nossa Estrela”. A promoção é da Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial de Estrela.
O CIT/RS, administrado pela Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, vai orientar a população quanto aos cuidados em relação a acidentes tóxicos, especialmente com crianças. A atividade integra às comemorações do Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, ocorrido em 20 de agosto. A mesma data marca a fundação do CIT, em 1976.
Em 2006, os atendimentos totais do CIT/RS envolvendo intoxicações humanas, de animais e informações somaram 22.889 casos. Em primeiro lugar estão as intoxicações com medicamentos: 6.031 atendimentos. Acidentes com animais peçonhentos ficam em segundo lugar.
A preocupação central é com ações de segurança infantil de crianças abaixo dos 10 anos no ambiente doméstico, privilegiando a educação, inclusive de adultos, quanto aos perigos do uso e exposição de produtos tóxicos, tais como medicamentos, produtos de higiene e limpeza, inseticidas e cosméticos. O alerta também se refere a animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas), além de plantas tóxicas. O plantão 24h do CIT pode ser acessado pelo 0800-721-3000.
(Ascom Governo do Estado do RS, 26/08/2007)