O Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) atendeu no domingo (26/08) acidente ferroviário em uma área rural nas proximidades de Ijuí , após o tombamento de seis vagões da empresa América Latina Logística (ALL). O acidente ocorreu no início da tarde de sábado (25/08), sendo que um dos vagões rasgou, ocasionando o vazamento de 60 mil litros de óleo diesel.
A Fepam colocou barreiras de contenção 50 metros abaixo do óleo e na tarde deste domingo (26/08) começou a realizar buscas perfurando poços para verificar onde o óleo se encontra. Os técnicos da Fepam suspeitam que o produto esteja abaixo dos três vagões que ainda estão tombados, tendo em vista que o óleo não chegou até as barreiras de contenção.
Já foi feito o transbordo de um vagão e outro já foi removido, restando mais três vagões para fazer o transbordo, além daquele em que vazou o produto.
No local trabalharam funcionários da ALL, uma equipe de emergência contratada pela empresa e os técnicos do Seamb, engenheiro químico André Milanez e a bióloga Cleonice Kazmirczak.
Na noite de sexta-feira (24/08), outra equipe do Serviço de Emergência da Fepam atendeu acidente com um caminhão que transportava botijões de gás da empresa Suctrans, que tombou ao cruzar passarela na Avenida Rio Branco, em Canoas. Foi feito o transbordo de toda a carga e o caminhão já foi retirado. Não houve vítima.
(Imprensa Fepam, 26/08/2007)