A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou neste domingo a Pequim com o propósito de consolidar vínculos comerciais com a China e pedir um maior compromisso do país asiático na luta contra o aquecimento global, informaram os meios de comunicação estatais.
Merkel fica até quarta-feira na China, onde se reunirá com o presidente, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, segundo a agência de notícias oficial China Nova. A chanceler viajará depois ao Japão, onde conversará com o imperador Akihito e com o primeiro-ministro, Shinzo Abe.
Merkel está à frente da principal economia da Europa e da presidência temporária do G-8, grupo dos oito países mais ricos do mundo. Na China, Merkel, acompanhada por uma delegação de 25 empresários e representantes industriais, espera assinar acordos comerciais bilaterais.
A luta para a redução dos gases de efeito estufa também está na agenda da chanceler. Apesar de a expansão econômica China vir acompanhada de um aumento da poluição, as autoridades de Pequim hesitam em aplicar medidas de redução dos gases poluentes por medo de prejudicar o crescimento do país.
(AFP, 26/08/2007)