Os bombeiros mantêm estado de alerta para o risco de novos focos de incêndio em Minas Gerais. Na quinta-feira, os três grandes incêndios que destruíram boa parte de áreas de preservação ambiental no estado foram extintos. No Parque Nacional da Serra do Cipó, na região central do estado, o fogo destruiu mais de 50 quilômetros quadrados de campo rupestre, em quatro dias de incêndio. Dezenas de animais da fauna brasileira, que correm risco de extinção, também morreram.
No Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na região metropolitana, o incêndio foi extinto por volta das 14h. Segundo informações de funcionários do parque, quatro quilômetros quadrados da vegetação foram destruídos. Mais de três quilômetros da área queimada estavam dentro da reserva ambiental. O Parque Estadual da Serra do Rola Moça abriga uma das principais reservas naturais do estado, com seis mananciais de água, além de dezenas de espécies de animais que correm risco de extinção. Vários animais foram encontrados mortos.
Já em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, 15 quilômetros de pastagens foram destruídos e dezenas de animais morreram no incêndio que atingiu a Reserva do Panda ontem. Mais de 20 militares dos bombeiros trabalharam durante todo o dia. O fogo foi extinto no fim da tarde.
(CBN Minas, 24/08/2007)