A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a do Brasil, entidade sem fins lucrativos especializada em certificação BRTÜV e qualificação de produtos e serviços, acabaram de estabelecer parceria para tornar o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007, pela primeira vez, um evento carbon free. A estimativa de emissão de gás carbônico será calculada levando-se em conta todas as atividades relacionadas à premiação, desde o início até a cerimônia, que acontecerá no dia 7 de novembro, no Rio de Janeiro. Com essa parceria, a BRTÜV é a mais nova apoiadora do Prêmio von Martius de Sustentabilidade.
Com base nos resultados obtidos com o levantamento das emissões de todos os processos – impressão de papel, viagens de carro e avião, por exemplo -, a BRTÜV fará o cálculo final e identificará quais as atividades ideais para neutralizar o gás carbônico despendido pelo Prêmio von Martius de Sustentabilidade. Entre as alternativas estão o plantio de árvores, queima de gás metano em aterro sanitário, uso de energia eólica e a promoção da eficiência na geração e gasto de energia, entre outras.
“Essa parceria contribuirá para reforçar o compromisso do Prêmio von Martius de Sustentabilidade com o desenvolvimento econômico, social e cultural, com respeito ao meio ambiente”, afirma Ricardo Rose, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha. Para Gilberto Gomes de Andrade, Diretor de Operações da BRTÜV, “o processo de cálculo das emissões de carbono é totalmente confiável, pois há um acompanhamento constante do uso dos créditos de carbono para não haver o risco de serem vendidos mais de uma vez”.
Abertas as inscrições para o Prêmio von Martius de Sustentabilidade
O Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007 está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro. A premiação foi criada pela Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, para reconhecer projetos que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural, com respeito ao meio ambiente. Podem concorrer iniciativas de empresas, instituições públicas ou privadas, indivíduos ou organizações não governamentais, associadas ou não à entidade promotora.
No site http://www.premiovonmartius.com.br estão disponíveis todas as informações referentes ao prêmio, além do regulamento e da ficha de inscrição. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 7 de novembro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o Prêmio tem como patrocinadores Faber-Castell, Henkel, Petrobrás, Tetra Pak e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além do apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, InWEnt, World Wide Fund For Nature (WWF-Brasil), Cia. Suzano, BRTÜV, Gráfica Bandeirantes, Senator Turismo e Lufthansa City Center. O prêmio é auditado pela PricewaterhouseCoopers.
(Envolverde/Assessoria, 24/08/2007)