A governadora Yeda Crusius e representantes da WTorre ERG Empreendimentos Navais e Portuários assinaram ontem, no Palácio Piratini, termo de acordo relativo à ampliação do dique seco do Rio Grande. A assinatura do documento visa à formalização, para o governo do Estado, da ampliação do dique, já divulgada pelo Agora na primeira quinzena de julho, e a destinação de incentivos fiscais para empresas que venham a instalar-se em Rio Grande em função da obra.
O presidente da WTorre, Walter Torre, e o vice, Paulo Remy Gillet Neto, disseram que o dique em construção em Rio Grande será o maior do hemisfério sul, permitindo a produção simultânea de até três plataformas oceânicas de exploração de petróleo e gás. Segundo os executivos, a intenção é, num próximo passo, transformar o Porto do Rio Grande em um grande complexo naval.
O projeto da WTorre também prevê a implantação de projeto urbanístico com 8 mil casas, no balneário Cassino, para abrigar as famílias dos trabalhadores no empreendimento. A WTorre estima que, com o início da construção das plataformas, o número de empregados no dique seco pode chegar a dez mil.
(
Jornal Agora, 24/08/2007)