Mesmo antes do anúncio oficial do presidente Lula, a prefeitura de Caxias do Sul já está conduzindo o projeto de construção da Barragem Arroio Marrecas para preparar a cidade para o futuro. O novo manancial terá praticamente a mesma dimensão do sistema Faxinal, com capacidade para abastecer 250 mil pessoas, ou seja, mais da metade da população, estimada hoje em 412 mil habitantes.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) está desenvolvendo o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Segundo o diretor-geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcus Vinicius Caberlon, o estudo estará pronto até 10 de outubro. Depois de definida a localização exata e feitas as desapropriações, o Samae vai requisitar a Licença Prévia. O projeto de engenharia deve estar concluído em 30 ou 40 dias após o término do EIA/Rima, e a estimativa é que a obra leve quatro a cinco anos para ser concluída.
- Há várias etapas para cumprir, como audiência pública. Acredito que seja possível começar a obra em 2008, mas não sei se no primeiro ou no segundo semestre. Já temos dois assessores trabalhando no projeto, um nas especificações técnicas e outro na parte de tratamento - acrescenta Caberlon.
(
Pioneiro, 24/08/2007)