A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu ontem (23/08) com empresários da indústria de construção civil para discutir desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente. Ela participou do seminário Obstáculos e Soluções para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura, realizado pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib).
Para a ministra, tanto o governo como a iniciativa privada estão mais preocupados em preservar o meio ambiente. Marina Silva citou como exemplo desse esforço as discussões sobre a construção das usinas do Rio Madeira. "No início da discussão nós tínhamos um empreendimento que tinha a previsão de um lago oito vezes maior, três empreendimentos e feitura das eclusas para dar perenidade ao rio no processo de navegação. Tivemos um intenso debate dentro do governo para reposicionarmos o empreendimento. Naquelas discussões o setor ambiental fazia ver que existiam tecnologias e formas de não fazermos um lago com aquela dimensão."
Entretanto, portaria publicada no dia 13 mostra que a construção de uma hidrovia no Rio Madeira ainda é uma possibilidade considerada pelo governo como obra complementar às Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho (RO). Um dos itens trata da "eventual construção de obras de navegabilidade" no rio.
(
Redação InvestNews, 23/08/2007)