Índios da tribo Tupinambá ocuparam, na madrugada de quinta (23/08), a Fazenda Itapuã, na região de Águas de Olivença, a cerca de 30 km de Ilhéus (a 465 km de Salvador). Os indígenas alegam que a fazenda é localizada em território tupinambá e a ocupação seria para conter a degradação ambiental na localidade.
A fazenda, com aproximadamente de 250 hectares, pertence à empresa exportadora de cacau Barreto de Araújo e atualmente está sob a tutela do Banco do Brasil. Cerca de 300 índios estão alojados na propriedade. “Não admitimos que pessoas que não pertencem ao nosso povo estejam destruindo nossas terras, desmatando, matando animais e poluindo as nascentes dos rios”, afirmou Manoel Naturi, 44 anos, um dos líderes indígenas.
Naturi relata que funcionários do Hotel Canabrava, instalado perto do local ocupado, há muitos anos “jogam lixo na área” e que isso revolta seu povo. “Não estamos aqui para causar baderna nem tumulto, queremos evitar que seja destruído o pouco que nos resta”, afirmou. O líder acrescentou que os tupinambás já moveram três ações contra o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acusando o órgão federal de descaso com a área.
(Por Randolpho Gomes, A Tarde Online, 23/08/2007)