A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu nesta quinta-feira (23/08) a visita do ministro da Conservação da Nova Zelândia, uma das três maiores autoridades ambientais em seu país. No encontro com Chris Carter, foram levantadas algumas possibilidades de cooperação e troca de know-how entre os dois países - especialmente em questões ligadas ao ecoturismo, ao turismo de aventura, ao manejo de espécies exóticas invasoras e à criação de parques nacionais em terra e no mar.
Durante a conversa, foram descobertos vários pontos de convergência entre as políticas ambientais dos dois países - como o valor dado às comunidades locais e à participação indígena na gestão e conservação dos parques nacionais. A ministra disse achar oportuna a visita de Carter e afirmou que a Nova Zelândia tem muito a ensinar ao Brasil no que tange à preservação do meio ambiente. "Para nós, também, é muito importante compatibilizar atividades de turismo e pesquisa, por exemplo, com outras destinadas à conservação dos recursos naturais, sempre envolvendo comunidades locais neste processo", reiterou. Por fim, a ministra sugeriu que - para o encaminhamento prático das idéias abordadas - fosse elaborado um memorando de entendimento e uma minuta com possíveis pontos de ação.
Muito feliz por ter viajado ao Pantanal a convite de Marina Silva, o ministro neozelandês expressou a esperança de que ela, também, fosse em breve à Nova Zelândia para conhecer as belezas naturais de seu país.
(Por Grace Perpetuo, Ascom MMA, 23/08/2007)