A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) vai disponibilizar dois ônibus que percorrerão municípios do Rio de Janeiro para fazer o cadastramento dos pescadores interessados na pesca do camarão sete-barbas. No Estado, cerca de dois mil barcos fazem a pesca do crustáceo de forma irregular e apenas 12 têm licença.
Angra dos Reis, no sul Estado, e São Francisco de Itabapoana, no Noroeste, serão as duas primeiras cidades a serem atendidas pelas unidades móveis, entre os dias 27 a 31 deste mês.
Segundo o chefe do escritório da Seap no Rio, Jayme Tavares Ferreira Filho, há mais de dez anos o governo não emite licenças para a pesca dessa espécie de camarão.
Ele acrescenta que o cadastramento da frota é importante para "garantir a sustentabilidade da pesca do sete-barbas", uma espécie superexplorada nesta região.
Até o dia 14 de setembro, a Seap percorrerá nove municípios do Estado. Além de São Francisco de Itabapoana e Angra dos Reis, os ônibus da secretaria estarão em Campos, São João da Barra, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras, no Norte fluminense.
Na Região dos Lagos, as unidades móveis passam por Cabo Frio e Búzios. Já no Sul, os ônibus estarão em Mangaratiba e Paraty.
A Seap alerta que todas as permissões atualmente em vigor serão canceladas e será preciso cadastrar-se novamente. Quando a pesca for retomada, em janeiro de 2008, apenas as embarcações licenciadas poderão realizar a atividade.
O cadastramento também está sendo feito em outros estados do Sul e Sudeste do país, como no Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Nesses locais, a Seap estima que haja 10 mil embarcações fazendo a pesca do sete-barbas de forma irregular. A previsão é de que cerca de cinco mil licenças sejam concedidas.
(Por Fabíola Ortiz, Agência Brasil, 23/08/2007)