A Câmara Municipal de Porto Alegre está disponibilizando, a partir desta quinta-feira (23/08), um coletor Papa-Pilhas do Programa Real de Reciclagem de Pilhas e Baterias, promovido pelo Banco Real. O gerente do banco Menandro de Cintra fez entrega oficial do equipamento à presidenta da Casa, vereadora Maria Celeste (PT), no saguão térreo da Câmara Municipal, em frente à agência dos Correios, local em que o Papa-Pilhas ficará instalado.
No ato, Maria Celeste destacou a contribuição da Câmara, através de ações como esta, para a preservação do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável. "É um espaço público, onde circulam milhares de pessoas". A vereadora lembrou ainda projeto de instalação de cisternas na Casa que irá possibilitar o reaproveitamento da água da chuva e, conseqüentemente, a economia no uso de água potável.
Cintra disse que, durante a realização do projeto piloto em três cidades, Porto Alegre (RS) João Pessoa (PB), e Campinas (SP), foram coletados em torno de 11 toneladas de pilhas. "Só na capital gaúcha foram recolhidas 7,5 toneladas de pilhas e baterias".
Conforme Cintra, a escolha de Porto Alegre para a implantação do programa se deu em função de pesquisa realizada da Universidade de São Paulo, quando foi constatado que a capital gaúcha é considerada a cidade com maior consciência ambiental do Brasil.
O gerente do banco informou que o papa-pilhas inclui a instalação de um coletor de 1,5m de altura, no qual as pessoas poderão descartar pilhas e baterias usadas de celulares, relógios, laptops, palmtops, filmadoras, calculadoras e câmeras digitais. "As pilhas e baterias recolhidas são encaminhadas para empresa de São Paulo especializada e licenciada para a realização desse trabalho."
Dados de consumo no país
Conforme avaliação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) o mercado brasileiro consome 1,2 bilhão de unidades de pilhas por ano. Desse total, 800 milhões são originais e 400 milhões são ilegais. Apenas 1% da quantidade de pilha consumida é processada e tem um destino ambientalmente correto.
Dicas de utilização correta de pilhas e baterias:
Não misturar tipos de pilhas diferentes (ex: alcalinas com comuns) ou novas com usadas, pois prejudica o desempenho e a durabilidade.
Preferir as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas, pois, apesar de um pouco mais caras, duram mais.
Guardar as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.
Nunca guardar pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.
Não expor pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade, pois poderão vazar ou explodir.
Nunca descartar pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que se transformem em brinquedo de criança.
(Por Alessandra Obem, Ascom CMPA, 23/08/2007)