Os moradores próximos à Companhia Mineira Los Pelambres, de propriedade do grupo Luksic, junto ao presidente do Canal Aletón de Cuncumén, Tito Villalobos; o secretário da Mesa de Diálogo de Cuncumén, Julio Molina e o presidente da Junta de Vizinho nº 16 de Tranquilla, Pedro Chaves realizam quinta-feira (23/08), às 7:00 da manhã, um protesto contra os danos ambientais causados por tal empresa.
A Los Pelambres causou derramamento tóxico de 33 horas entre os dias 3 e 4 de agosto no rio Choapa, com águas contaminadas do aqueduto de Chacay, município de Salamanca. Os moradores denunciam problemas de poluição por elevação de pó, gazes produzidos por ácidos sulfúricos e outras irregularidades sanitárias. Camarões e peixes estão sendo encontrados mortos e a atividade agropecuária da Província de Choapa pode estar seriamente afetada. A manifestação será no desvio Cuncumén-Pelambres (La Higuera), no caminho pelo qual transitam os caminhões da companhia mineira.
Foram derramados cinco mil metros cúbicos de material, rico em magnésio e sulfatos, por causa de uma falha na válvula. Os proprietários da empresa só informaram às autoridades chilenas do desastre ambiental três dias depois, no entanto eles têm como compromisso ambiental a obrigação de notificar o mais rápido possível esse tipo de contingência.
(
Adital, 22/08/2007)