A partir de dois vídeos realizados por moradores de bairros populares de Cochabamba e El Alto, os habitantes de cidades bolivianas que sofrem a conseqüência da degradação ambiental vão debater o tema da contaminação do meio ambiente nas cidades e as alternativas a partir do urbano popular, no Fórum do Sul, que ocorre quinta-feira (23/08), no Centro de Documentação e Informação Bolívia (Cedib), em Cochabamba.
Um dos vídeos que serão apresentados é o "Patio Trasero", produzido por moradores da zona sul de Cochabamba. O curta de 16 minutos trata sobre quatro problemas que afetam o meio ambiente a partir da percepção dos afetados. Segundo organizadores do evento, "é um vídeo de denúncia e reflexão sobre o tema".
O outro vídeo, "¿Y qué de la vida de la que nos da vida?", produzido por moradores de El Alto, trata dos conceitos meio ambiente e desenvolvimento, mostrando que outras culturas têm outras formas de se relacionar com a terra.
Para dialogar sobre o tema, estarão presentes no evento os realizadores dos vídeos. Os filmes que serão apresentados foram realizados durante o Noticiero Intercultural, que inclui a formação audiovisual de membros homens e mulheres das organizações sociais em Cochabamba, El Alto e España.
(
Adital, 22/08/2007)