As famílias de aproximadamente dois mil pescadores artesanais de Cabedelo estão passando por sérias necessidades porque a Secretaria de Pesca do Ministério da Agricultura, na Paraíba, não regulariza a situação dos iniciantes nem recadastra os antigos.
Segundo o secretário do Sindicato dos Pescadores da Paraíba, com sede em Cabedelo, Irenaldo Florentino, a situação de extrema dificuldade que hoje a categoria enfrente decorre, sobretudo, do total descaso do secretário de pesca, Anísio Maia. Ele não dá a menor atenção às reivindicações dos pescadores e, sequer, atende aos que vão à sede do órgão para entregar a documentação necessária para fazer o recadastramento.
Os antigos pescadores artesanais ficam impedidos de pescar porque não tem o necessário recadastramento, e os iniciantes também não podem fazê-lo porque precisam se cadastrar.
Irenaldo Florentino acrescentou que além dos dois mil pescadores de Cabedelo, há em torno de outros 4 mil espalhados em várias áreas do Estado que também estão prejudicados pela desatenção do secretário de Pesca, Anísio Maia.
(
Correio da Paraíba, 23/08/2007)