Caxias do Sul - A Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) vai tentar, de novo, argumentar com moradores sobre a importância da coleta de lixo por contêineres. Funcionários falarão com pessoas denunciadas por desrespeitarem o sistema. Quem, mesmo com o diálogo, insistir em colocar lixo fora das novas coletoras poderá ser multado.
O diretor-presidente da Codeca, Adiló Didomenico, acredita que menos de 10% das pessoas continuam ignorando os contêineres, número que já foi oito vezes maior. Por causa disso, ele imagina que não seja necessário chegar ao ponto de multar.
- Essa possibilidade de multa não existe hoje na legislação municipal, mas já falamos com o prefeito (José Ivo Sartori) e isso poderá ser feito a qualquer momento. Eu espero, claro, que a gente não precise fazer isso. Mas se não tiver outro jeito, será a solução - pondera.
Didomenico explica que a Codeca está fazendo algumas mudanças na quantidade e localização dos contêineres, com base em sugestões e reclamações dos usuários. Já foram instalados 16 contêineres a mais em ruas transversais onde os moradores precisavam atravessar duas ruas movimentadas para deixar o lixo. Outros 24 serão colocados em ruas onde há sobrecarga de lixo. E, na Avenida Júlio de Castilhos, alguns serão deslocados para as travessas.
- São adaptações que, aos poucos, nós estamos percebendo a necessidade - revela.
O novo sistema de recolhimento de lixo foi implantado há 15 dias em 270 quadras da região central da cidade. Nesses lugares, todas as lixeiras foram substituídas por contêineres, que são esvaziados e lavados mecanicamente por caminhões. Por enquanto, o serviço só é economicamente viável na zona central por haver nela coleta diária e grande produção de lixo, segundo a Codeca.
(
Pioneiro, 23/08/2007)