A preocupação com o aquecimento global, a preservação do meio ambiente e o uso de energias renováveis na construção civil serão temas discutidos durante a terceira edição da Construmóbil - Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari, que se realiza de 14 a 18 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. "Arquitetura sustentável" é o tema central dos eventos técnicos.
De acordo com a vice-presidente da Construmóbil e responsável pelos eventos técnicos, arquiteta Marta Peixoto, o objetivo da feira é contribuir para a discussão de questões do planejamento, da arquitetura e da engenharia relacionadas à sustentabilidade das cidades. "Com orientações predominantemente técnicas vamos tratar de tecnologias, soluções de menor impacto ambiental nas áreas construtivas, hidráulica, energia, iluminação e conforto ambiental, informa Marta.
A professora da Univates e arquiteta Daniela Mussolini, mestre em eficiência energética em edificações pela Oxford Brookes University - Inglaterra, será uma das palestrantes dos eventos técnicos que vão ocorrer durante a feira. Daniela explica que o tema arquitetura sustentável, bastante divulgado atualmente, significa a sustentação ou manutenção da atividade preservando recursos e fontes que são finitas, ou seja, que poderão acabar ao longo dos anos, como a água potável. "Isso implica priorizar na construção de casas ou prédios o uso de energias e recursos que são renováveis, como o sol, vento e água da chuva", esclarece a professora.
O objetivo da arquitetura sustentável, segundo Daniela, é reduzir o impacto ambiental na construção de edificações com estratégias passivas (sem danos à natureza), principalmente na utilização de iluminação e ventilação naturais para minimizar o uso de ar-condicionado. Em sua palestra, voltada para profissionais da área e interessados no assunto, Daniela pretende falar sobre o uso correto e o que é viável em termos de energias renováveis, o que é possível fazer com custos razoáveis para o mercado mantendo os níveis de conforto.
Para Marta Peixoto, o tema aquecimento global é amplamente discutido, desperta o interesse de todos os setores de produção, mas atinge em cheio a construção civil, pois é considerada um dos vilões do meio ambiente. Por essa razão acredita que "arquitetura sustentável" é um tema atual e apropriado. "A construção da sustentabilidade é um desafio para os dias de hoje e para o futuro, já que para isso será necessário buscar alternativas viáveis com uma mudança de hábitos culturais", acredita Marta.
(
O Informativo do Vale, 23/08/2007)