O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná, Luiz Eduardo Cheida (PMDB-PR), apresentou projeto de lei que propõe a proibição, a partir de janeiro de 2008, do uso e da fabricação de produtos, materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. O Paraná é o único Estado da região Sul que ainda permite o uso de derivados desse mineral.
Para se ter uma idéia da nocividade do amianto para a saúde humana, a União Européia não faz uso dele desde 2005, e a própria Organização Mundial de Saúde reconhece o seu alto poder cancerígeno.
O amianto ou asbesto é a forma fibrosa de rochas metamórficas, matéria-prima de origem mineral muito usada na indústria da construção, principalmente para a confecção de, entre outros, telhas, caixas d’água, forros, pisos e painéis.
A proibição proposta pelo projeto estende-se à utilização de outros minerais que contenham acidentalmente o amianto em sua composição, tais como talco e pedra-sabão. E também que o poder público adquira, utilize e instale em suas edificações materiais que contenham amianto.
(Agência Envolverde, 23/08/2007)