Estudantes e profissionais do Colégio Militar de Porto Alegre dedicaram parte do dia de ontem à limpeza do Parque Farroupilha. A ação faz parte do Projeto CMPA - Lugar e Ambiente, desenvolvido há três anos pela escola. A idéia é desenvolver conceitos de cidadania, além de chamar a atenção da população sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Durante duas horas, os cerca de mil alunos e 350 profissionais percorreram a Redenção. A atividade, que terminou por volta do meio-dia, resultou no recolhimento de aproximadamente 80 mil objetos, entre papéis, plásticos e metais.
Para realizar a limpeza, o parque foi dividido por setores. O lixo coletado passa por uma classificação e mapeamento e as informações são transmitidas à administração do parque. 'No trabalho de campo, os jovens vivenciam a situação do Parque Farroupilha, coração de Porto Alegre', explicou o chefe da Seção de Comunicação do Colégio Militar, coronel Leonardo Araújo. Segundo ele, o projeto teve origem na necessidade de promover a aproximação dos problemas ambientais aos alunos. Além dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a instituição decidiu trabalhar na prática.
Desde a primeira edição, em 2005, a ação faz parte das atividades relativas à Semana do Soldado. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e da administração do Parque Farroupilha. 'Queremos mostrar, ainda, para as crianças, que as ações individuais podem contribuir para uma sociedade melhor', ressaltou o comandante do Colégio Militar, Fernando Vasconcelos Pereira. Em 2006, o número de objetos recolhidos na Redenção ficou em 72 mil.
(
Correio do Povo, 23/08/2007)