A marcha a favor da transposição do Rio São Francisco, que estava agendada para ontem (22/08) em Brasília, foi adiada. A confirmação vem da assessoria de imprensa do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), um dos promotores da mobilização.
O adiamento foi provocado, segundo a assessoria, porque a intenção é que aconteçam antes mobilizações nos quatro estados que estão participando a marcha a Brasília: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Até agora, só foi realizada uma mobilização, no município de Cajazeiras (PB). A próxima está programada para acontecer em Campina Grande, também na Paraíba. De acordo com a assessoria, devem ser realizadas no mínimo uma caminhada em cada um dos estados participantes. A data da marcha em Brasília ainda não foi definida, mas está prevista para o próximo mês.
Ontem (22/08), os manifestantes contra a transposição chegaram a Brasília, onde pediram que o governo federal ouça as comunidades que vivem próximas ao rio. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou à Radiobrás que admite considerar argumentos "sérios" contra as obras do São Francisco.
(Por Aline Bravim,
Agência Brasil, 22/08/2007)