O governo indiano deu sua aprovação inicial a oito novas reservas de tigres --uma espécie que, segundo especialistas, está em risco no país devido à caça e à falta de programas para sua preservação. Tigres devem ganhar oito novas reservas ambientais na Índia "A partir das propostas recebidas, e segundo a recomendação do Comitê Diretor do Projeto Tigre, demos a aprovação inicial", afirmou hoje em uma nota ao Parlamento o ministro do Meio Ambiente indiano, S. Reghupathy.
Segundo Reghupathy, as regiões devem agora enviar um plano para desenvolver as novas reservas, situadas no centro, sul e leste da Índia. No início do mês, um grupo de especialistas ambientais avisou que a conservação da espécie está atravessando uma situação crítica no país, com não mais de 1.500 exemplares.
O governo havia alertado em maio sobre a queda do número de tigres na Índia nos últimos cinco anos, devido à caça e à destruição de seu habitat. O primeiro-ministro, Manmohan Singh, pediu às instituições que preencham "o grande número" de vagas existentes nas reservas florestais onde vivem os tigres.
(
Efe, 22/08/2007)