O incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó, na cidade de Santana do Riacho, a 93 quilômetros de Belo Horizonte, deve demorar mais dois dias para ser controlado. A previsão é do Corpo de Bombeiros e foi feita ontem a tarde (22/08), levando em consideração a extensão da área que está queimando, a dificuldade de acesso e o tempo seco.
Quatro helicópteros e cem homens trabalham no combate às chamas, que começaram em uma região fora da área de preservação, no último sábado. Até o momento, mais de dois mil hectares já foram atingidos. O parque tem 33.800 hectares.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que trabalha com a hipótese de incêndio criminoso causado por criadores de gado.
- Nós estamos aqui atentando para evitar do fogo passar para o outro lado da estrada, haja vista várias pousadas aqui na Serra do Cipó - disse um bombeiro.
A queimada chegou até a Pedra do Elefante, que guarda registros arqueológicos.
- Pinturas que datam em torno de sete a dez mil anos e nós estamos perdendo todo esse patrimônio por causa do fogo - disse o diretor do Ibama, Edward Elias Júnior.
Para chegar às áreas de difícil acesso estão sendo usados quatro helicópteros para transportar os brigadistas e lançar água. As montanhas desapareceram no meio de toda a fumaça.
- Nós temos duas causas. Uma relacionada à questão de criadores de gado, que por negligência, subestimam o poder do fogo, não imagina que ele vai entrar na unidade, mas entra e causa todo este prejuízo. E outra é a grande suspeita de incêndios criminosos, pela percepção de reincidência de focos onde a gente já tinha feito o combate - afirmou Edward Elias Júnior.
Um outro incêndio, dessa vez na Serra do Rola Moça, em Brumadino, na Grande BH, destrói a vegetação típica do cerrado. O fogo começou por volta das 17h30m desta terça-feira. Cinco aviões, um helicóptero e 120 homens combatem o fogo. Os bombeiros informaram que a situação deve ser controlada ainda hoje. Não foi feito levantamento da área atingida pelas chamas.
(
Globo Minas, CBN Minas, 22/08/2007)