Mais de 1,25 milhão de pepinos-do-mar foram capturados na reserva marinha do arquipélago equatoriano de Galápagos durante o período permitido em que a atividade é permitida, informou um balanço do Parque Nacional Galápagos. Os pepinos-do-mar são equinodermos da família das holotúrias cuja captura é controlada.
O parque informou em comunicado que foram confiscados 12.508 pepinos-do-mar que não tinham o tamanho mínimo para captura, dos quais 9.973 foram encontrados em condições de serem devolvidos ao mar. Das 446 embarcações autorizadas para pescar, apenas 160 participaram da captura do pepino-do-mar. Dos 1.021 pescadores registrados, somente 436 participaram da atividade.
A pesca do pepino-do-mar (da espécie Isostichopus fuscus) durou 50 dias seguidos, depois que a Autoridade Interinstitucional de Administração suspendeu a proibição existente. Em Galápagos há 36 espécies de holotúrias. As ilhas Galápagos, situadas a cerca de mil quilômetros do litoral continental, foram declaradas em 1978 Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
(
Efe, 22/08/2007)