O Ministério Público do Rio Grande do Sul vai dedicar uma tarde para apresentar o que está fazendo em prol do patrimônio público. Será na quinta-feira (23/08), a partir das 14h, no Palácio do Ministério Público, localizado na Praça da Matriz, em Porto Alegre.
O encontro "A Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro" será promovido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, com apoio do Memorial do Ministério Público, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e a Oscip Defender. Conforme a Promotora de Justiça Ana Maria Marchesan, que atua na Promotoria do Meio Ambiente, proteger a memória é uma forma de projetar o futuro da sociedade em bases mais sólidas. Para ela, os bens protegidos "são iguais a vozes e testemunhos de como as pessoas viviam antigamente". Já o supervisor do Memorial do Ministério Público entende que resgatar o passado é um ato indispensável para a Instituição. De acordo com Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, a memória e o passado poderão subsidiar as ações que o Ministério Público irá tomar no futuro.
Durante o evento, haverá uma visita guiada ao Palácio do Ministério Público, feita pela arquiteta Ediolanda Liedke, que foi a responsável pela restauração daquele prédio. Também participarão dos debates representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
O Patrimônio Público é lembrado no Brasil no mês de agosto. O dia 17 é considerado o Dia do Patrimônio Histórico, em homenagem a data de nascimento do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Mello Franco de Andrade que atuou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional até o fim de sua vida.
(Por Celio Romais, Ascom MP-RS, 22/08/2007)