A Secretaria do Meio Ambiente do Estado do RS recebeu nesta quarta-feira (22/08) comitiva para tratar da parceria de técnicos holandeses no consórcio Rio dos Sinos. Os especialistas estão fazendo um levantamento de dados técnicos para dar inicio a um projeto já realizado na Holanda. A idéia é usar a experiência holandesa na área de saneamento com o intuito de buscar soluções efetivas na recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Na reunião, os técnicos conheceram os procedimentos de licenciamento ambiental e obtiveram da diretora-presidente da Fepam a garantia de que o empreendimento terá um tratamento diferenciado. Para Ana Pellini, a recuperação da bacia possui caráter emergencial e, sendo assim, tudo será feito, dentro dos trâmites legais, para que o processo de licenciamento saia com brevidade. O secretário adjunto Francisco Simões Pires destacou que a bacia exige intervenções urgentes a fim de que se possa obter um ganho ambiental.
Uma das primeiras intervenções dos técnicos holandeses será tratar cinco arroios que são os maiores poluidores da região.Os prefeitos de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, e de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, ficaram bastante satisfeitos com a reunião. Para Foscarini o encontro foi altamente positivo. “Tivemos sensibilidade ambiental para encaminhar a resolução do problema, e isso é fundamental para que possamos investir nos recursos que possuímos. Se não houvesse esta sensibilidade, de nada adiantariam esses recursos.”
Para Ary José Vanazzi, o encontro aproximou as entidades com o consórcio. “Os holandeses levam o que precisavam, ou seja, dados técnicos para o desenvolvimento do projeto na região.” Para Francisco Simões Pires, a reunião foi produtiva onde ficou estampada a vontade dos municípios do Vale do Sinos e do Estado do Rio Grande do Sul no encaminhamento de soluções ambientais.
Na próxima sexta-feira (24/08), será assinado o termo de cooperação técnica entre a delegação holandesa e o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Rio dos Sinos. Simões Pires presidiu a reunião em virtude do compromisso do secretário Carlos Otaviano Brenner de Moraes, junto à Consulta Popular.
(Ascom Governo do Estado do RS, 22/08/2007)