Mais de 150 jovens ambientalistas têm a chance de trocar experiências sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental com representantes de todo o mundo na próxima Conferência Tunza, organizada pelo Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a empresa alemã Bayer. A Tunza reúne jornalistas e jovens de toda a rede do Pnuma. A conferência está marcada para os dias 26 e 30 de agosto, na Alemanha. Esta é uma das principais bases para integração entre o Pnuma e seus parceiros, em especial as organizações juvenis.
Tunza significa “tratar com cuidado e carinho” em Kiswahili (idioma do leste da África) e dá nome ao plano de seis anos do Pnuma de consolidar todas as suas atividades pela juventude e meio ambiente em uma rede global. A Tunza é realizada a cada dois anos e é a maior conferência ambiental juvenil do mundo.
Organizada desde 1985 (sob o nome Unep Global Youth Forum), a conferência promove uma troca de conhecimentos e experiências entre jovens de 15 a 24 anos, criando a oportunidade para que discutam questões locais em âmbito global e desenvolvam estratégias conjuntas ou complementares em prol da proteção ambiental. Os participantes também terão a chance de eleger novos membros do Tunza Youth Advisory Council, que é formado por dois representantes das seis regiões do mundo que têm atuação do Pnuma e que são responsáveis por coordenar as ações dos jovens com as da instituição.
Em 2005, a reunião aconteceu na Índia, na cidade de Bangalore. Este ano, o local escolhido foi Leverkusen, na Alemanha. A cidade tem 162 mil habitantes e abriga a sede da Bayer, empresa que desde 2004 estabeleceu uma parceria única com o Pnuma, a primeira entre o órgão e o setor privado, que recebe investimentos de € 1 milhão por ano.
O tema da conferência é “A Tecnologia a Serviço do Meio Ambiente”. Para demonstrações práticas do tema, a organização incluiu no programa diversas excursões a estações de tratamento de água e de incineração de resíduos, além de instalações de testes para energia solar e eólica.
Dois brasileiros estão entre os 150 jovens que participam da Tunza. Bruno Alencar, de Salvador (BA), e Camila Monteiro, também de Salvador. “Eu espero que as reuniões sejam muito produtivas e que possamos trocar o máximo de experiências possível”, disse Bruno, que trabalha pela implementação dos critérios da Agenda 21 em escolas públicas da sua cidade.
Para o evento de abertura, estão programados discursos de grandes nomes na área de meio ambiente, como Achim Steiner, diretor mundial do Unep, e Sigmar Gabriel, ministro do Meio Ambiente alemão. O presidente mundial da Bayer, Werner Wenning, e o primeiro ministro da Renânia do Norte-Vestefália, Dr. Jürgen Rüttgers, também estarão presentes para receber os participantes.
Os discursos serão intercalados com filmes e com apresentações do grupo de teatro alemão “Theater Mobilé”, representando os seis continentes e abordando questões climáticas de maneira diferente. A cerimônia acontece na manhã do dia 27 de agosto e será seguida de uma coletiva de imprensa, onde Werner Wenning e Achim Steiner apresentarão os novos termos da parceria Bayer – Pnuma.
Como parte do encerramento da reunião, o Pnuma organizou uma ação coordenada com o seu novo programa “Plantemos para o Planeta: 1 bilhão de árvores”. Cada participante plantará uma muda em Leverkusen antes de voltar ao seu país de origem.
Organizadores
Fundado em 1972, o Pnuma é o órgão das Nações Unidas responsável pelo Meio Ambiente. Com sede em Nairóbi, no Quênia, a instituição tem Achim Steiner como diretor e atua a partir de escritórios regionais e locais nos seis continentes, inclusive no Brasil, que é coordenado por Cristina Montenegro. O objetivo do órgão é fomentar iniciativas e oferecer assistência para a implementação de critérios de sustentabilidade, garantindo a formação de parcerias e o engajamento de governos em prol do meio ambiente.
A estratégia Tunza faz parte da missão em longo prazo do Pnuma e foi estabelecida em fevereiro de 2003, quando foi lançada a Agenda 21. A Conferência Tunza é uma peça chave nestes esforços, que também incluem a revista Tunza, conferências regionais e campanhas para incentivar jovens a se engajarem em ações ambientais.
Alinhado com a estratégia Tunza, o Pnuma também promove, em conjunto com a Bayer, diversas iniciativas pela juventude e meio ambiente, a exemplo do Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. O Programa premia jovens de todo o mundo com projetos na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, que ganham uma viagem à Alemanha para trocar experiências com jovens de 17 países e conhecem instalações ambientais de 1º mundo.
(Por Julia Leite, Envolverde, 22/08/2007)