Produtores da comunidade de Capela dos Cunha e Passo da Mangueira estiveram reunidos na noite de quinta-feira para a formação de uma associação, que pretende dar encaminhamento à instalação de microusina de álcool em Passo do Sobrado. A reunião foi realizada no salão Cruzeiro do Sul.
O encontro teve a presença do prefeito Elto Dettenborn, do vice Caio Baierle, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alfredo Hermes, do vereador Vilmar Schimuneck, do coordenador regional do Movimento dos Pequenos Agricultores, Wilson Rabuske e do gerente da agência do Banco do Brasil no município, Márcio Luis Knorst.
A proposta tem como objetivo promover a diversificação de culturas, através do plantio de cana-de-açúcar para produção de combustível e de alimentos, como melado, açúcar-mascavo, leite e carne, uma vez que o bagaço da cana pode ser aproveitado para alimentação de animais. Os produtores do município terão a oportunidade de conhecer a iniciativa e receber qualificação, no Centro de Formação do MPA, em Santa Cruz do Sul.
Outra reunião deve ocorrer no final do mês de agosto no CTG Gaudérios da Querência, em Passo da Mangueira, onde deve ser constituída a associação de produtores, com apresentação detalhada de todo o projeto.
(
Folha do Mate, 21/08/2007)