A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Petrobras lançam hoje, às 18h, o Projeto Gestão Sustentada das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Rio Grande do Sul (Lacos). Na oportunidade será divulgada uma exposição de 30 fotos produzidas pelos pesquisadores. As imagens irão circular em campi e núcleos da UCS e nas cidades de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar, onde a pesquisa é feita.
O projeto Gestão Sustentada, coordenado pelo professor Alois Schäfer, conta com R$ 2 milhões da Petrobras para levantar e disponibilizar informações para uma mudança de atitude no uso da água e gestão sustentada dos recursos hídricos. Os levantamentos incluem estudos de 19 lagoas costeiras, análise dos ecossistemas terrestres e do uso do solo e um trabalho sobre potencialidades da agricultura. Também está prevista a organização de um Atlas Ambiental e uma Agenda de Gestão dos Recursos Hídricos. O projeto contará com o apoio das prefeituras e da Embrapa/Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado, de Pelotas.
O objetivo do Programa Petrobras, que investirá R$ 48 milhões em dois anos, é desenvolver iniciativas que compreendam o uso racional da água, a recuperação das paisagens e a preservação de espécies animais e vegetais ameaçadas.
(
Pioneiro, 22/08/2007)