O 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande apreendeu ontem em quatro bancas de venda de peixes da Doca do Mercado, localizada no centro da cidade, 109,4 quilos de pescados - bagre, tainha e corvina. A apreensão se deveu ao fato de estas espécies estarem sendo comercializadas em pleno período de defeso na Lagoa dos Patos, que se iniciou em 1º de junho e se estende até 30 de setembro.
Uma equipe da Vigilância Sanitária foi solicitada a comparecer ao local para avaliar as condições dos peixes apreendidos e considerou a maior parte deles em condições impróprias para o consumo humano, por terem sido transportados em um veículo (Kombi) sem alvará sanitário e em más condições de higiene. O proprietário desses pescados, que também não tinha nota fiscal, foi autuado e terá 15 dias para defesa. Conforme o sargento José Idalino Brum Machado, do Pelotão Ambiental, muitos dos pescados também estavam expostos nas bancas sem gelo.
Considerando que a maioria dos peixes estava em condições impróprias ao consumo humano, 48 quilos de corvina e 5,4 de tainha foram doados ao Centro de Recuperação de Animais marinhos do Museu Oceanográfico para alimentação dos animais lá em tratamento, e os 56 quilos de bagre foram destruídos no Lixão Municipal. Os bagres não foram doados ao Cram por terem esporões. Segundo o sargento Machado, os proprietários das quatro bancas foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e irão responder processo por crime ambiental.
(Por Carmem Ziebell,
Jornal Agora, 22/08/2007)