O foco de incêndio que começou na quinta-feira, dia 16, na divisa da Área de Proteção Ambiental do Igarapé do Gelado com a área da Floresta Nacional de Carajás, próximo da Estrada de Ferro Carajás, no município de Parauapebas, já foi controlado. De acordo com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), cinqüenta pessoas entre bombeiros civis e guardas florestais da CVRD, além de uma empresa contratada da Gerência de Meio Ambiente ainda trabalham no local. A área é de difícil acesso e possui um relevo acidentado com morros e vales, o que dificulta as atividades de controle do fogo.
Um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais elaborado pela CVRD e devidamente aprovado pelo IBAMA, já protegeu a área afetada pelas chamas e conseguiu debelar os focos de calor. Porém, como forma de evitar que as chamas se inflamem novamente nas áreas já controladas, a equipe de brigadistas faz o trabalho de rescaldo, eliminando completamente o calor de braseiros.
Desde às 12h desta terça-feira, uma equipe do Ibama está fazendo um sobrevôo em toda a área já protegida para se certificar do controle das chamas incêndio, em helicóptero disponibilizado pela CVRD para apoio às ações do Ibama no combate aéreo ao incêndio.
Até o momento não há dados oficiais sobre as causas do incêndio. A Vale informa ainda que está concentrando todos os esforços para apoiar o Ibama, órgão ambiental responsável pela gestão da Floresta Nacional de Carajás, buscando, assim, eliminar completamente o fogo.
(
Diário do Pará, 21/08/2007)