Visando à troca de experiências e informações sobre questões ambientais, iniciou-se nesta terça-feira (21/08) o Seminário de Educação Ambiental - Conexões em Rede. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Comitê Gestor de Educação Ambiental de Porto Alegre, é dirigido a professores, alunos, comunidade escolar e integrantes de organizações não-governamentais. Com uma carga horária de 32 horas, o seminário se estenderá até a próxima quinta-feira (24/08), no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020).
Na manhã desta terça-feira (21/08), alunos da rede municipal de Ensino montaram banners artesanais com a temática ambiental, a partir de trabalhos realizados nas instituições. À tarde, com a presença de cerca de 60 participantes, a assessora de Educação Ambiental da Smed, Teresinha Sá Oliveira, destacou a importância do encontro nos dias atuais “O seminário está em sua sétima edição e nos faz compreender que mesmo distantes estamos interligados, com os mesmos propósitos em prol do meio ambiente”. Ao iniciar o debate sobre “As premissas para pensar a Educação Ambiental na Cidade que Aprende”, o palestrante Rualdo Menegat afirmou que "falar do meio ambiente é conversar sobre como vivemos e de que forma nos importamos com os outros".
No decorrer do seminário, haverá palestras da ONG Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá) sobre a realidade da Capital. Integrantes do Greenpeace abordarão o projeto Porto Alegre, cidade amiga da Amazônia. Além disso, professores do Instituto de Geociência da Ufrgs falarão sobre mudanças climáticas. Ao final do curso, os participantes divulgam carta coletiva com idéias e ações para uma sociedade sustentável. As contribuições serão entregues a autoridades locais.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 21/08/2007)