O primeiro passo prático de uma cooperação técnica entre o Departamento de Recursos Hídricos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está sendo dado nesta semana.
A secretaria foi contemplada com bolsitas do CNPq para atuarem no DRH e até quinta-feira (23/08) passam por uma capacitação, junto com técnicos do Departamento e com profissionais convidados de outras instituições, como Fepam, Irga, Corsan, Farsul, CPRM e Comitês de Bacias Hidrográficas.
Os bolsistas têm formação superior em engenharia civil, engenharia agrícola e química industrial, com mestrado e doutorado em recursos hídricos e saneamento ambiental e mestrado em ambiente e desenvolvimento.
Gestão das Águas
A primeira atividade deles será a implantação, na secretaria, do Sistema de Informações de Recursos Hídricos. Dentro do sistema será criado um cadastro de todos os usuários da água, entre eles indústria, pesca, navegação, irrigação, abastecimento público. Concomitantemente, serão incluídos dados dos instrumentos de gestão das águas, que são os planos de bacias, o enquadramento, a outorga e o licenciamento.
Conforme o diretor do DRH, Ivo Mello, o Sistema de Informações em Recursos Hídricos está previsto em lei e na medida em que for associando cadastro de usuários, planos de bacias e redes de monitoramento, proporcionará agilidade na obtenção dos critérios da outorga, necessários ao desenvolvimento do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos.
“A ANA também está criando o seu Sistema de Informações. O Rio Grande do Sul vai desenvolver o seu Sistema, com o mesmo padrão para falarmos a mesma linguagem. A gestão de recursos hídricos tem que ser integrada”, destaca Ivo Mello.
O trabalho dos bolsistas do CNPq terá duração de 24 meses.
(Ascom Governo do Estado do RS, 21/08/2007)