A retomada do assentamento de 7,5 quilômetros de tubulação de adutora de água bruta, na localidade de Santo Antão, em Santa Maria, foi oficializada pela governadora Yeda Crusius, nesta terça-feira (21/08), com a assinatura da ordem de continuidade dos serviços. “Esta obra estava dentro das prioridades”, afirmou a governadora, lembrando de sua determinação de concluir obras já iniciadas. Os trabalhos serão reiniciados já nesta quarta-feira (22/08).
Yeda Crusius reforçou que a Corsan seguiu rigorosamente a orientação do governo estadual e empenhou-se para obter a liberação junto à Fepam. O projeto de saneamento, que deverá estar pronto até o início de 2008, vai beneficiar 270 mil habitantes de Santa Maria e do Distrito Industrial de Camobi. O investimento é de R$ 9,3 milhões, com recursos próprios da Corsan.
As obras incluem o acabamento da primeira fase de implantação da adutora, a partir da localidade de Scremin, e a construção de um reservatório para interligar as barragens à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Santa Maria. Isso vai permitir menores gastos de energia elétrica e melhor qualidade da água, que, com a nova tubulação, será conduzida de um manancial mais protegido. Além disso, em períodos de seca o abastecimento ficará garantido por água reservada na barragem de Val de Serra, até 2035.
Santa Marta
A governadora destacou também a regularização fundiária de 250 hectares da Fazenda Santa Marta, onde o Governo do Estado doou terrenos a famílias que vivem ali. Era uma reivindicação de mais de 15 anos dos moradores. O Estado está cuidando também da infra-estrutura da localidade, com a elaboração de projetos de redes de coleta de esgoto. A obra vai beneficiar aproximadamente cinco mil famílias. Ao todo, o município receberá 66 quilômetros de redes coletoras de esgoto e cinco estações de bombeamento. Com isso, o índice de atendimento de esgoto sanitário em Santa Maria se elevará para mais de 80% da área urbana.
De acordo com a governadora, a parceria com o governo federal, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) deverá viabilizar recursos para saneamento, somente em Santa Maria, de R$ 60 milhões. Yeda Crusius disse ainda que, em atendimento a solicitação do prefeito Valdeci Oliveira, o Estado deu encaminhamento a 12 projetos em favor do município.
(Ascom Governo do Estado do RS, 21/08/2007)