A revista Como Cultivar Orquídeas publicou na sua última edição uma matéria sobre a analista ambiental do Ibama Lou Menezes. A matéria explica como a analista iniciou o trabalho com as orquídeas que hoje já lhe renderam muitos frutos, dentre eles a condecoração concedida no ano passado, em Los Angeles, nos Estados Unidos, pela Orchid Digest, uma instituição americana reconhecida mundialmente no âmbito das orquídeas.
Lou começou sua carreira diretamente ligada às orquídeas casualmente, e hoje resulta numa ajuda enorme ao país a conhecer melhor a sua grande variedade de espécies desta família de plantas, que possuem formas, cores e perfumes surpreendentes. Hoje ela já descobriu e descreveu inúmeras espécies de orquidáceas em território brasileiro, recebendo vários prêmios internacionais que reconhecem sua valiosa contribuição no estudo das orquídeas.
Segundo Lou Menezes, seu envolvimento com as orquídeas começou num passeio em busca de uma cachoeira, conhecida pela excelência de suas águas, em uma mata do litoral baiano. “Sempre fui integrada à natureza, mesmo inconscientemente”, lembra Lou, que iniciava assim sua trajetória profissional vinculada a essa área.
A maranhense saiu de São Luís para obter uma sólida formação, se tornando engenheira florestal, analista ambiental, ecóloga e botânica. Passou ainda pelo Rio de Janeiro até chegar em Brasília, onde reside hoje. Começou seu real envolvimento com as orquídeas na Universidade de Brasília (UnB), e hoje coordena o Projeto Orquídeas do Brasil, que é desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa de Orquídeas do Ibama.
Além de desenvolver trabalhos e pesquisas, seu comprometimento abraça também a causa da conservação dessas plantas e tem ainda sua ação multiplicada já que se trata de uma ação para proteger todo o meio ambiente.
(Por Rodrigo Santori,
Ibama,21/08/2007)