A companhia elétrica japonesa Tokyo Electric Power (Tepco) prepara medidas urgentes para assegurar o abastecimento energético depois do fechamento de sua principal central nuclear afetada por um terremoto e no momento em que o país sofre com uma onda de calor. A Tepco informou nesta terça-feira (21/08) que colocou em funcionamento uma antiga central hidráulica de 900 megawatts ao norte de Tóquio, e que planeja recorrer a uma cláusula extraordinária nos contratos com seus clientes industriais para que limitem o consumo, em troca de um desconto.
Ambas as medidas seriam postas em prática em caso de necessidade, informou a companhia. A Tepco teve que fechar por um período indefinido sua usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa (centro), a maior do mundo, após um violento terremoto que provocou um incêndio e pequenos vazamentos em suas instalações no dia 16 de julho.
A empresa ainda enfrenta um aumento da demanda em conseqüência das altas temperaturas (40 graus) que são registradas há alguns dias no Japão, o que leva a população a usar mais os ar condicionados. A situação ficou ainda mais complicada por causa das férias de muitas empresas na semana passada.
(
AFP, 21/08/2007)