Agentes do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com sede em Rio Grande, e da Estação Ecológica (Esec) do Taim realizaram operação de fiscalização na Lagoa Mangueira, na região da Esec, nos últimos dias 13, 14 e 15. A operação resultou na apreensão de um bote, duas canoas e 1.200 redes, totalizando 7.000 metros de redes de malha com tamanho inferior ao permitido pela legislação, que é nove centímetros.
Conforme o chefe do escritório regional do Ibama, Sandro Klippel, a operação se deu porque a pesca na Lagoa Mangueira é licenciada, ou seja, tem pescadores que são autorizados a atuar nesta lagoa e outros que não são. A operação objetivou fiscalizar a pesca irregular. O bote e as redes foram encontrados fora da área da Estação Ecológica, já as duas canoas estavam dentro da área da unidade de conservação.
A operação envolveu 12 servidores, incluindo o chefe do escritório do Ibama e o administrador da Esec do Taim, Amauri Mota. Foram utilizadas três lanchas e cinco viaturas na fiscalização. No primeiro dia, também houve atuação de um helicóptero do Ibama. Outras operações estão previstas para ocorrer na região do Taim.
(Por Carmem Ziebell,
Jornal Agora, 21/08/2007)