O Conselho do Programa de Apoio às Populações Tradicionais e Pequenos Produtores - Pró-Florestania - aprovou no dia 16, 24 projetos voltados para fortalecimento de cadeia produtiva do leite e recuperação de áreas degradadas.
O total de investimentos é de R$ 1.455.131,50 para beneficiar as associações de produtores rurais em Plácido de Castro, Senador Guiomard e Rio Branco. São 431 famílias, cerca de 1,5 mil pessoas.
Os investimentos na cadeia produtiva do leite serão empregados na construção de unidades de resfriamento; tanque de expansão com capacidade para 800 e mil litros; análise de rotina nas propriedades rurais; construção de poço semi-artesiano; aquisição carroças; aquisição de tanque de expansão direta para resfriamento de leite e kit-laboratório.
Para a recuperação de áreas degradadas, serão compradas roçadeiras, além da contratação de serviço de aração e gradagem (102 ha trator agrícola de pneu); plantio das sementes; tratos culturais (corte da leguminosa e incorporação ao solo) e aquisição de kits- mudas frutíferas (banana, andiroba, copaíba, cupuaçu a araçá-boi) para implementação do Safs.
Após a aprovação pelo Conselho Executivo, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), os processos licitatórios serão abertos - na modalidade de pregão presencial -, o que pode agilizar as aquisições, buscando sempre os menores valores. Os projetos deverão ser executados ainda neste ano.
(
A Tribuna, 19/08/2007)