A governadora Yeda Crusius assina nesta terça-feira (21/08), às 15h30min, na localidade de Santo Antão, em Santa Maria, a retomada das obras de assentamento de 7,5 quilômetros de tubulação da adutora de água bruta. O investimento é de R$ 9,3 milhões, com recursos próprios da Corsan, e beneficiará 270 mil habitantes da zona urbana.
Os trabalhos estão sendo retomados com a liberação ambiental da obra pela Fepam e possibilita a execução da primeira fase da implantação da adutora a partir da localidade de Scremin, e a construção de um reservatório para interligar as barragens à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Santa Maria.
A implantação permitirá ainda menores gastos de energia elétrica e dos produtos químicos utilizados no tratamento com melhor produção de água, já que a nova tubulação conduzirá a água de um manancial mais protegido, de melhor qualidade e por gravidade.
A obra que se iniciará amanhã tem por objetivo garantir o abastecimento de água em períodos de seca com a água reservada na barragem de Val de Serra, até o ano 2035.
“Esta é mais uma ação do governo que resgata compromissos históricos com a comunidade de Santa Maria, a exemplo do que está sendo feito na Nova Santa Marta, em que o Estado apresentou projetos de infra-estrutura e regularização fundiária que representam a concretização de uma luta de mais de 15 anos dos seus moradores”, destacou o secretário Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba.
(Ascom Governo do Estado do RS, 20/08/2007)