O presidente do México, Felipe Calderón, defenderá as estratégias para enfrentar a mudança climática global durante sua participação na 15ª reunião da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Ao confirmar sua presença nesse fórum de 21 países, que será realizado em Sydney (Austrália) em 8 e 9 de setembro, Calderón indicou que visitará a Nova Zelândia e Índia nos dias prévios, segundo um comunicado divulgado hoje.
Na solicitação que enviou à Comissão Permanente do Congresso para ausentar-se do país, Calderón disse que em sua intervenção ante à Apec vai reiterar "a importância que o México dá ao êxito da conclusão da Rodada de Doha da OMC [Organização Mundial do Comércio]". Além disso, insistirá na necessidade de uma reforma da Apec para "aumentar sua eficácia", de modo que sua agenda se oriente em benefício do México.
O tema da próxima cúpula de governantes da Apec será "Fortalecendo a nossa comunidade, construindo um futuro sustentável". Previamente, em 6 e 7 de setembro, Calderón irá visitar oficialmente a Nova Zelândia, a convite da primeira-ministra do país, Helen Clark. Ele também estará na Índia entre 9 e 12 de setembro --há mais de 20 anos um presidente mexicano não visita o país. Calderón se dispõe ainda a viajar ao Canadá, para assistir de 17 a 22 de agosto à cúpula de governantes da América do Norte.
(
Ansa, 20/08/2007)