A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (20/08) um grupo de deputados e senadores, acompanhados do secretário-geral da Globe International, Adam Matthews, que vieram pedir o apoio do ministério para o Encontro de Parlamentares do G8+5 para Mudanças Climáticas, previsto para ocorrer no Brasil, em fevereiro de 2008.
"Eu saúdo essa iniciativa", disse Marina Silva. Ela destacou que o país tem especial interesse no tema e acredita que, no encontro, o Brasil terá oportunidade de apresentar seu esforço na construção de uma agenda pró-ativa, principalmente no que se refere ao combate ao desmatamento, à produção de biocombustíveis e à construção de um plano nacional de mudanças climáticas. O Ministério do Meio Ambiente deve estudar a possibilidade de organizar visitas para que os parlamentares estrangeiros conheçam a experiência brasileira nessas áreas.
A Globe International - uma associação de parlamentares de todo o mundo - pretende reunir no Brasil entre 80 e 100 legisladores e 150 especialistas em mudanças do clima. Serão multipartidárias as delegações que representarão Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos (G8) e África do Sul, Brasil, China, Índia e México (+5). O objetivo do evento será buscar um consenso político entre os parlamentares sobre o tema. As recomendações aprovadas no encontro serão apresentadas pelas delegações aos governos de seus países.
(Por Marluza Mattos, Ascom MMA, 20/08/2007)