Curitiba (PR) - Pequenos agricultores de Pinhão, região central do Paraná, querem que o Conselho de Desenvolvimento Rural (Conder) do município estimule a produção de sementes crioulas. Para isso, eles entregaram ao órgão, na segunda (20/08), um projeto de investimento nas pequenas propriedades. A atitude é contra a tentativa do Conselho em comprar sementes da multinacional suíça Syngenta Seeds para distribuir aos camponeses de Pinhão. Na segunda-feira passada, cerca de 150 camponeses ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam a Câmara de Vereadores e impediram a reunião entre o Conder e representantes da empresa. Na ocasião, seria assinada a compra das sementes.
Para o integrante do MPA, Gilmar Fernandes, o poder público deve priorizar os interesses da população e não das empresas. "Nós não concordamos que dinheiro público seja investido dessa forma, principalmente com a Syngenta. Se tem dinheiro público para investir, que seja em alternativas para fortalecer a agricultura camponesa no município", argumenta.
O município de Pinhão conta com uma grande variedade de sementes crioulas. Gilmar defende que o Conselho invista nas variedades, já que a maioria dos camponeses cultivam crioulas. Outra vantagem, aponta o agricultor, é que as variedades crioulas não tornam os camponeses dependentes das empresas e dos químicos oferecidos por elas.
Os agricultores irão convocar uma reunião extraordinária do Conselho, para discutir o tipo de sementes que serão plantadas no município.
(Por Solange Engelmann,
Agencia Chasque, 17/08/2007)