O Conduto Álvaro Chaves-Goethe, que vai controlar alagamentos em nove bairros da cidade, já está com 95% da extensão das obras concluídas. Estão em execução no momento os últimos três trechos da obra, na Rua Santa Rita, na Rua Cel. Bordini e na Avenida Cristóvão Colombo. Já estão concluídos 3.212 metros de galerias, 5.562 metros de esgotos cloacais, 4.192 metros de redes de água, 7.322 metros de esgotos pluviais, 4.047 m² de paredes diafragma e 413 m³ de vigas e lajes de concreto armado.
O trecho na Rua Santa Rita deverá ser concluído até o final de agosto. No local, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está terminando o último trecho da galeria dupla de 2m x 1,90m, com 350 metros de extensão. Esta galeria irá se juntar à galeria da Avenida Pernambuco, que já está concluída.
Na Avenida Cristóvão Colombo, o DEP está executando 245m de galeria de 3m x 2,50m. No local, foram encontradas dificuldades para a execução da obra devido à presença de rochas no subsolo e à espera pelo remanejamento das redes telefônicas. O DEP planejava executar o trecho em duas frentes simultâneas, o que não foi possível, pois o impacto causado pela movimentação de máquinas e caminhões dificultaria o desvio de trânsito na região. Cerca de 70% da galeria da Avenida Cristóvão Colombo está concluída. Os 30% restantes, de acordo com as expectativas, devem estar finalizados no final de setembro.
O último trecho em execução fica na Rua Cel. Bordini, onde já foram executadas duas galerias que desembocam numa terceira. Esta terceira galeria é que está sendo trabalhada no momento. Com 7,5 metros de largura por 2,5 metros de altura (de um meio-fio ao outro da via), a galeria terá o papel de acumular as águas pluviais. Essas águas, por gravidade, serão levadas ao final do Conduto, num trajeto que passa sob a Cel. Bordini, Cristóvão, Dr. Timóteo, Chicago, Pernambuco, Santa Rita, Álvaro Chaves e Voluntários da Pátria até desaguar em dois pontos do Guaíba, entre a Avenida São Pedro e Rua Álvaro Chaves. O DEP pretende concluir este trecho até o final do ano.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 20/08/2007)