O Ministério Público do Estado realizou, na última sexta-feira (17/07), no Auditório Modercil Paulo de Moraes, o lançamento do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos nos prédios da nova sede.
O objetivo do Programa é conscientizar e sensibilizar membros, servidores e estagiários sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos, desde a origem até o destino final, bem como ressaltar o quanto é essencial a participação de todos neste processo.
O Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Anízio Pires Gavião Filho, ressaltou que “há um comprometimento muito forte entre o Ministério Público e a tutela do meio ambiente”. Enfatizou que “é uma responsabilidade do Estado e também do cidadão lutar por esta causa” e lembrou a parceria que está sendo feita entre a Instituição e o Banco Real para o recolhimento de pilhas e baterias.
Paulo Roberto Porto, mestre em ecologia, discorreu palestra sobre a sensibilização e a conscientização que as pessoas devem adquirir em relação ao meio ambiente. No fim da manhã, a atriz Karina Signori fez uma apresentação teatral para o público, representando a personagem “Recicleide”, mostrando a importância da reciclagem para o ambiente.
Participaram do evento o Coordenador do CAO do Meio Ambiente, Alexandre Saltz, o Coordenador do CAO dos Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza, o Promotor de Justiça Julio Cesar Finger, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Sandra de Barcelos Sarmento, Secretária da Comissão Executiva do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, dentre demais colaboradores da causa.
(Ascom MP-RS, 20/08/2007)