Uma rede envolvendo projetos e parcerias para capacitação em gestão participativa de Unidades de Conservação no bioma Mata Atlântica foi criada durante a oficina nacional, realizada de 14 a 16 no Ibama Centre, em Brasília, organizada pelo Subprograma Demonstrativo (PDA), do Ministério do Meio Ambiente. A rede terá como objetivo promover a articulação institucional para geração de conhecimentos que influenciem políticas públicas sobre o tema.
De acordo com o analista ambiental do PDA, Maurício Muniz, a rede será uma instância de acompanhamento dos projetos. "A idéia é que, a partir dessas experiências demonstrativas, possa se criar uma oferta para capacitação continuada com parâmetros e metodologias definidas", explicou.
Com encontros marcados durante os dois anos de execução dos projetos, a meta da rede será capacitar cerca 450 gestores de unidades de conservação, incluídos aí funcionários, membros do conselho e a comunidade local.
Os participantes da rede são representantes de três projetos para o bioma Mata Atlântica nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul; e de instituições parceiras: Instituto Chico Mendes, Redes de Ongs da Mata Atlântica, Diretoria de Áreas Protegidas do MMA e Núcleo de Apoio a Projetos da Mata Atlântica do MMA.
(Por Aida Feitosa, Ascom MMA, 17/08/2007)