O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Aso, visita, amanhã, terça-feira, a Usina São Martinho, em Pradópolis (SP), onde conhecerá a produção de etanol na destilaria que é uma das maiores do Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a visita começa às 10 horas dura pouco mais e uma hora, e será seguida de um almoço na fazenda Santa Isabel, na vizinha Guariba (SP), de propriedade do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.
Rodrigues é co-presidente da Comissão Interamericana do Etanol, entidade criada para divulgar o uso do etanol como combustível e que recentemente ganhou a adesão do ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi. O próprio Koizumi já visitou a usina e a fazenda de Rodrigues, em 2005, quando esteve no País.
Na agenda oficial da visita de Aso, divulgada pelo consulado japonês em São Paulo, é informado apenas que ele ficará no Brasil entre domingo e quarta-feira e que deve se encontrar com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, dentre outros, para discutir cooperação internacional, o centenário da imigração japonesa para o Brasil, a ser comemorado em 2008 e a reativação das parcerias econômicas estratégicas. Aso deve participar ainda da reunião dos Ministros das Relações Exteriores no 3º Forum for East Asia Latin America Cooperation (Fealac).
(
Agência Estado, 19/08/2007)