A produção de energia eólica (obtida com a força dos ventos) e solar, e de fontes renováveis de combustível, como biodiesel e álcool, e ainda os efeitos e causas das mudanças climáticas serão alvo de um grande evento mundial programado para novembro, em Florianópolis.
A Eco Power Conference – Fórum Internacional de Energia Renovável, que acontecerá de 28 a 30 de novembro, reunirá empresários, pesquisadores, especialistas em meio ambiente e políticos. Amazônia sustentável e a neutralização do carbono emitido na atmosfera também serão assuntos discutidos no evento.
O fórum deve inserir no Brasil a discussão sobre energia renovável, com foco em preservação ambiental como forma de geração de negócios. Por isso, cientistas e empresários estarão reunidos juntos, diz o diretor da Eco Power, Jorge Pinheiro Machado.
Segundo ele, Florianópolis foi escolhida por ter sido considerada uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo por gerar inovação, concentrar talentos e crescer de forma sustentável, pela revista “Newsweek” em 2006.
“Este é o tema mais importante do século 21 e está amparado num movimento grande de conscientização das pessoas em todo o mundo.”
Estão confirmadas as presenças do físico e professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) José Goldemberg; da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do vice-presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), Mohan Munasinghe; e do vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus.
Os furacões, as inundações, as secas, as ondas de calor em países europeus e os efeitos do aquecimento global foram apontados como as principais características que levaram à criação da Eco Power. No mundo, hoje, apenas 13% da energia utilizada é renovável, mas o interesse na produção de energia limpa é crescente.
Para particparO quÊ: Eco Power Conference – Fórum Internacional de Energia Renovável. Quando: 28 a 30 de novembro de 2007. Onde: Florianópolis. Temas: novas formas de energia sustentável, energias eólica e solar, mudanças climáticas, uso de biodiesel e etanol. Público: empresários, profissionais e especialistas em energia e meio ambiente, instituições financeiras e investidores, políticos. Informações: www.ecopowerbrasil.com.br
(A Notícia, 20/08/2007)