A chuva constante do final de semana causou prejuízos em São Gabriel. Segundo a Defesa Civil, no sábado e no domingo choveu 144 milímetros, mais da metade da média mensal. O aguaceiro elevou o nível do Rio Vacacaí a 6 metros acima do normal, que transbordou. Até o fim da tarde de ontem, a água havia invadido 12 casas nos bairros Mato Grosso e Beira-Rio e outras 30 casas estavam sob risco iminente de alagamento.
Bombeiros, Brigada Militar e Defesa Civil montaram um esquema de resgate e acolhimento aos desabrigados, que foram levados para o ginásio Plácido de Castro, no centro da cidade. Mas apenas três famílias aceitaram a ajuda. As demais ignoraram o risco e decidiram permanecer em casa.
A aposentada Feliciana Gonçalves dos Santos, 75 anos, foi uma das moradoras que se recusaram a abandonar o lar. Morando há 40 anos na Rua Alfredo Porciúncula, ela diz que já viu chuvaradas mais ameaçadoras.
- Já peguei várias cheias morando aqui. Cheguei a perder tudo. Mas agora tenho uma boa casa, com porão alto. Para eu sair, só se a água subir muito. Tenho fé que não vai acontecer nada de mais - afirmou, ontem.
A idosa - que mora com o companheiro Gabriel, 72 anos, que se recupera de um derrame cerebral - diz que sair de casa pode ser muito pior do que ficar isolada pelas águas:
- Roubam muito aqui. Os aproveitadores vêm quando a gente sai e levam tudo.
A maioria das casas atingidas são construções irregulares erguidas em áreas verdes na costa do rio. O plano de regularização fundiária da prefeitura prevê a construção de um loteamento para acolher essas famílias. O presidente da Defesa Civil da cidade, Fernando Ferreira, diz que os moradores que ficaram nas casas ficarão responsáveis pela escolha:
- A gente não pode tirar as pessoas à força. Mas eles têm de assumir o risco. Estamos elaborando um documento para que todos assinem, dizendo que recusaram nossa ajuda.
Diário da regiãoSegundo a Defesa Civil, no sábado e domingo choveu 144 mm, o que corresponde a mais da metade da média mensal na cidade
SocorroSe a chuva invadir a sua casa, peça ajuda nos locais abaixo:
Plantão da Defesa Civil - (55) 3232-4845
Brigada Militar - 190
Bombeiros - 193
DesabrigadosEm Dom Pedrito, o nível do Rio Santa Maria subiu 5m70cm e deixou outras 61 pessoas desabrigadas
(
Diário de Santa Maria, 20/08/2007)